MODALIDADES
Além das tradicionais modalidades apresentadas desde 2005, a edição 2010 traz duas novidades: a primeira é o pádel, esporte praticado em duplas, com raquete, e paredes nas laterais da quadra. A segunda é a disputa do tênis masculino em duplas, em caráter experimental e que veio atender antigas solicitações dos participantes.

Confira abaixo as principais informações e curiosidades de cada modalidade:

Participação coletiva
Dominó (Misto).
Participação restrita a associados.
Equipe composta por 2 jogadores.
Como surgiu
O jogo de dominó aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida.
Futebol society (Masculino).
Participação restrita a associados.
Máximo de 16 jogadores por equipe.
Fusão de até 3 Amatras para formar um único time.
Como surgiu
As primeiras manifestações do chamado football (do inglês foot, pé; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China. Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). Foi criado para fins de treinamento militar por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2.197 a.C.
Pádel (Misto).
Participação restrita a associados.
Equipe composta por 2 jogadores.
Permitida fusão de 2 Amatras para formar uma equipe.
Como surgiu
Por volta de 1.890, passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática tênis ao espaço de bordo. Esse “tênis de alto mar”, como ficou conhecido no início, era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Somente em 1.924, o pádel passou a ser praticado em terra, quando o norte-americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. A partir daí, o esporte passou a ser chamado de “pádel tênis”. Em 1.969, foi construída a primeira quadra de pádel em um hotel de Acapulco, no México.
Tênis - Dupla (Masculino).
Participação restrita a associados.
Equipe composta por 2 jogadores.
Permitida fusão de 2 Amatras para formar uma equipe.
Vôlei de praia (Masculino e feminino).
Participação restrita a associados.
Equipe composta por 2 jogadores.
Como surgiu
O voleibol de praia evoluiu a partir dos jogos de voleibol disputados socialmente na praia de Santa Mônica na Califórnia (EUA), na década de 1.920, tendo chegado à Europa na década seguinte.
Apesar disso, há notícia sobre a prática do vôlei de praia nas areias da antiga Praia do Caju (Rio de Janeiro), na década de 1.950, por membros da Polícia do Exército e remadores do São Cristóvão de Futebol e Regatas.
Participação individual
Corrida rústica – 5km e 10km
(Masculino e feminino).
Permitida a participação de acompanhantes.
Divisão por faixa etária – até 39 anos e a partir de 40 anos.
Como surgiu
As corridas de rua surgiram na Inglaterra no século XVIII, onde se tornaram bastante popular, expandido-se, posteriormente, para o resto da Europa e Estados Unidos. No final do século XIX, as corridas de rua ganharam impulso depois do grande sucesso da Maratona Olímpica, popularizando-se, particularmente, nos Estados Unidos.
Por volta de 1.970, aconteceu o “jogging boom” baseado na teoria do médico norte-americano Keneth Cooper, que difundiu seu famoso “teste de Cooper”. A partir de então, a prática da modalidade cresceu de maneira sem precedentes na história.
Natação – 50m, 100m, 200m e 400m
(Masculino e feminino).
Permitida a participação de acompanhantes.
Divisão por faixa etária – até 39 anos e a partir de 40 anos.
Como surgiu
A natação é conhecida desde tempos pré-históricos. O registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. No ano de 1.538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de nadar”.
A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1.800, utilizando, principalmente, o estilo bruços. Posteriormente, em 1.893, John Arthur Trudgen apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo Crawl usado pelos índios nativos norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do Crawl.
Tênis (Masculino e feminino).
Participação restrita a associados.
Como surgiu
Há muitas teorias para o surgimento do tênis, mas há um consenso de que a França estabeleceu as bases reais do jogo com o surgimento do "jeu de paume" (jogo da palma), no final do século XII e início do XIII.
No tênis primitivo as raquetes não eram empregadas. Os jogadores usavam as mãos nuas e depois optaram por usar luvas. No século XIV, já havia jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como "battoir" e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas. Era o nascimento da raquete, uma invenção italiana.
Xadrez (Misto).
Participação restrita a associados.
Como surgiu
Atualmente, a maioria dos pesquisadores concorda que o jogo de xadrez tenha se originado na Índia por volta do século VI, com regras diferentes das atuais e denominado Chaturanga, em sânscrito.
Posteriormente, o Chaturanga difundiu-se na Pérsia durante o século VII, recebendo o nome persa Shatranj, provavelmente com regras diferenciadas em relação ao jogo indiano. O Shatranj, por sua vez, foi assimilado pelo Mundo Islâmico após a conquista da Pérsia pelos muçulmanos, porém as peças se mantiveram durante muito tempo com os seus nomes persas originais. Na passagem do primeiro milênio da nossa era, o jogo já tinha se difundido por toda a Europa e atingido a Península Ibérica no século X, sendo citado no manuscrito do século XIII, o “Libro de los juegos”, que discorria sobre o Shatranj, dentre outros jogos.
Tênis de mesa (Masculino e Feminino).
Participação restrita a associados.
Como surgiu
O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis num ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.
A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado, até que a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca em 1.901. Então, os outros fabricantes passaram a usar o nome ‘tênis de mesa’.
Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos, em 1.901. Dois anos depois, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.
Importante

A participação dos acompanhantes nas modalidades “corrida rústica’’ e “natação” só poderá ocorrer mediante inscrição vinculada ao associado, em formulário próprio, disponibilizado no item “Inscrição” deste site.

A pontuação do participante não associado não será considerada para efeito de classificação geral dos Jogos Nacionais da Anamatra, sendo oferecida a ele, em caso de vitória, uma medalha de participação.

Fontes “Como surgiu”:
- Wikipédia: www.wikipedia.org
- Confederação Brasileira de Tênis: www.cbt.com.br
- Webrun: www.webrun.com.br

Realização: